O público idoso das cidades do Cabo de Santo Agostinho/PE e de Lagoa do Itaenga/PE, da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, do Projeto Verdeporto, realizou visita técnica na Unidade de Conservação do Sistema Gurjaú, localizado também no Cabo, na última quinta-feira (1º). Durante toda a manhã, os/as idosos/as puderam conhecer o espaço de preservação ambiental.
Dentro do roteiro da visita técnica, os/as participantes conheceram a barragem de Gurjaú e também foram ao laboratório de química da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Gurjaú, onde aprenderam sobre as etapas do processo de tratamento e de monitoramento da água produzida pela ETA. A estação é responsável por produzir, aproximadamente, 9% do volume distribuído de água na Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com o coordenador do Projeto Verdeporto, Henrique Almeida, a visita também marcou o primeiro momento de intercâmbio da formação entre as turmas dos municípios de Lagoa do Itaenga e do Cabo de Santo Agostinho. “Esse foi o primeiro grande intercâmbio entre as dezenas de pessoas idosas participantes do Projeto. Juntas, elas trocaram experiências, dialogaram e vivenciaram na prática essa visita que faz parte do itinerário pedagógico da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental” disse.
A aposentada Ivanete do Carmo, de 72 anos, que é uma das alunas da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental no Cabo de Santo Agostinho, participou da visita. Ela nasceu e se criou onde hoje é a Unidade de Conservação e falou sobre a emoção de voltar ao local. “Estou feliz em voltar a terra que nasci, eu saí daqui com 18 anos e volto aqui para visitar com 72 anos. Só esse verde maravilhoso e essa imensidão de água é lindo demais”, disse. Ivanete também fez questão de falar sobre a importância do Projeto Verdeporto. “Esse Projeto é um avanço para que nós (idosos/as) possamos aprender mais, preservar o meio ambiente e ter consciência de como nós devemos nos cuidar”, concluiu.
A importância da visita técnica dos/as participantes do Projeto Verdeporto na Unidade de Conservação foi destacada pela analista de gestão ambiental, Elaine Braz, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), responsável pela gestão da Unidade. “O público da terceira idade é um público que nunca havíamos recebido aqui, recebemos os participantes do Projeto Verdeporto de forma inédita e com uma alegria muito grande. É uma oportunidade de incluí-los nesse processo, na medida em que recebemos toda essa gama de experiência que eles têm sobre a vida e de entender essa relação dos recursos naturais com os seres humanos”, destacou.
Sobre o Projeto: O Projeto Verdeporto é uma realização da Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal do Idoso de Lagoa de Itaenga, e parceria com as prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, envolvendo idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. A iniciativa conta com o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.
Fazer parte nesse projeto nos traz uma grande satisfação além de abrir um leque de conteúdo para o nosso conhecimento. Vivenciar in-loco é muito prazeroso e gratificante .