O Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente tem o objetivo de envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento e na arborização da cidade de Lagoa de Itaenga/PE, recuperando áreas degradadas, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Tem o compromisso com mobilizações educativas no território turístico do Complexo de Suape e prevê o reflorestamento de áreas, com o plantio de 10mil mudas de árvores nativas por ano.
É realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos de Lagoa de Itaenga, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Direitos Humanos do município, e apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Suzano e Usiminas.
O Projeto busca formar adolescentes da rede pública de educação para tornarem-se Agentes de Desenvolvimento Ambiental. Envolve os/as professores/as e as famílias em um processo permanente de cuidado com as questões ambientais locais. Busca um capital humano que promove ações para evitar o esgotamento dos recursos ambientais, e garantir a permanência de gerações futuras.
O projeto está embasado no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo, os objetivos: 03 – Saúde e Bem-estar; 04 – Educação de Qualidade; 10 – Reduzir a desigualdade; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 14 – Vida na Água; 15 – Vida Terrestre; 17 – Parcerias e meios de implementação, além do Plano Nacional de Educação, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
O Projeto Tou Ligado: Saúde, Educação e Sexualidade é uma ação de cunho social, educativo, cultural e político, realizada pela Geração Futuro. Tem a finalidade de contribuir na formação de adolescentes, de 13 a 18 anos (não completos) da rede pública de ensino de Lagoa de Itaenga/PE, acerca da necessidade da prática do sexo seguro e da preservação da saúde enquanto bem comum e individual, tornando-os multiplicadores de informação no que tange os direitos humanos e sexuais.
O Projeto O Lugar no Olhar da Criança e do Adolescente é uma ação de cunho social, comunitário, educativo, cultural e político realizada pela Geração Futuro. Busca fazer compreender como se dão as relações cotidianas de crianças e dos adolescentes de comunidades rurais do município de Lagoa de Itaenga/PE, a partir da metodologia “Quem sou eu? Quem somos nós?” e o desenvolvimento de ações formativas na linguagem audiovisual (fotografia e vídeo), identificando e buscando soluções de violações que atingem esse público. O objetivo é estimular o olhar das crianças e dos adolescentes da comunidade Marreco e Sítios vizinhos em relação ao seu cotidiano, sua cultura, identidade e direitos, por meio da formação em fotografia e audiovisual.
Com os objetivos de formar jovens em diversas linguagens artísticas culturais, criando uma ambiência de produção cultural e demandando políticas públicas no campo da arte e cultura; contribuir na implementação dos projetos políticos pedagógicos das escolas na perspectiva de valorizar e disseminar tradições da cultura popular e desenvolver atividades formativas proporcionando o fortalecimento institucional dos grupos juvenis de arte, o projeto Sanfona Cultural é o projeto de referência da Geração Futuro. Apoiado pela Fundação Kellogg, Fundação Itaú Social, em parceria com o Conjunto Integrado de Projetos – CIP, Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, Centro de Referência Integral de Adolescente – CRIA e Prefeituras Municipais do Território da Bacia do Goitá, tem atuação nos municípios de Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos. O objetivo geral é de poder constituir um movimento artístico em diversas linguagens culturais para a inclusão de jovens, mestre de saberes e artesãos, na perspectiva do desenvolvimento local.
Em 2009 o projeto tornou-se Ponto de Cultura, implementando as ações do projeto nos municípios de atuação, sendo este o primeiro Ponto de Cultura da Zona da Mata Sul de Pernambuco.
Objetiva o fortalecimento da sociedade civil organizada, promovendo o controle social e monitoramento das políticas públicas. Essa articulação é chamada e reconhecida como Fórum da Sociedade Civil Organizada, sendo este um espaço que vem sendo estruturado por dezesseis instituições sociais, entidades religiosas, sobretudo os jovens.
Continuação da segunda edição do projeto, em parceria com a Rede Tecendo Direitos. O projeto visa ações de intervenção em defesa do direito da criança e do adolescentes em uma rede de instituições sociais.
Através desta articulação a Geração Futuro desenvolveu atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerável, através da formação política pedagógica e módulos desenvolvimento pessoal e social.
Continuação da primeira edição do projeto, trabalhando habilidades artísticas com as crianças e adolescentes por meio dos núcleos de formação na Vila São José e comunidade Dois Leões (Pombos/PE), discutindo temas referentes à arte e cultura, em especial ao mamulengo. Projeto teve apoio do COMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pombos/PE.
Formação política pedagógica com 50 crianças e adolescentes, a partir das oficinas de arte: teatro, dança, percussão e música. Tem como objetivo desenvolver e ampliar possibilidades existentes no município, estimulando e incentivando a participação da comunidade, tendo a arte e cultura como ferramenta para o desenvolvimento local. Primeiro projeto a ser executado pela Geração Futuro, apoiado pela Fundação W.K.Kellogg, em parceria do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, GAMR- Grupo de Apoio aos Meninos de Rua e Prefeitura Municipal de Pombos.
Nosso maior desafio é apoiar crianças, adolescentes e jovens a crescerem enquanto cidadãos, agregando conhecimentos e valores, movimentando o saber para outros espaços de discussões, com foco no aprimoramento de suas relações e habilidades, na promoção do desenvolvimento local.