Blog

">

14 jun 23

Projeto Verdeporto forma 1ª turma de idosos em Agentes de Desenvolvimento Ambiental no Cabo de Santo Agostinho/PE

por Nielson Santos

O Projeto Verdeporto, idealizado pela Geração Futuro, formou cerca de 60 pessoas idosas do Cabo de Santo Agostinho/PE como Agentes de Desenvolvimento Ambiental, na última segunda-feira (12). A solenidade reuniu a presidente do Conselho Municipal do Idoso do Cabo, Josefa Dalila, a secretária municipal de Programas Sociais, Andrea Galdino, o secretário municipal de Planejamento e de Meio Ambiente, Alex Gomes, além dos familiares dos formandos/as e parceiros.

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Roca. A formação envolveu o público idoso das comunidades de Pau Santo e da própria Vila Roca que, durante dois meses, participou de estudos práticos e teóricos divididos entre quatro módulos da formação. Os/as idosos também vivenciaram atividades lúdicas e visitas pedagógicas, além de protagonizarem ações de mobilização, reflorestamento e arborização com plantio de mudas de árvores pela cidade.

O coordenador do Projeto Verdeporto, Henrique Almeida, celebrou a formação da primeira turma de Agentes de Desenvolvimento Ambiental do Cabo de Santo Agostinho/PE. “Foi um momento festivo com a participação de lideranças comunitárias, da gestão pública, da parceria privada e, claro, dos familiares das pessoas idosas que vieram comparecer nessa grande festa”, disse. “Esses agentes que vão estar no dia a dia sensibilizando outras pessoas a pensarem no meio ambiente e cuidar dele”, ressaltou Henrique.

Para a secretária de Programas Sociais do Cabo, Andrea Galdino, a parceria com a Geração Futuro é de extrema importância para o município. “A gente está muito feliz, enquanto gestão municipal, por receber a Geração Futuro com esse Projeto tão lindo. Ser selecionado entre tantos municípios pernambucanos para receber essa iniciativa é gratificante e queremos que continue, ampliando para que assim novas turmas do público idoso da cidade recebam essa formação”, destacou.

Uma das formandas foi Severina Medeiros, de 64 anos, que fez questão de demonstrar sua felicidade em receber o certificado como Agente de Desenvolvimento Ambiental. “É uma sensação muito boa. Eu aprendi muita coisa, plantei uma muda de árvore que vai crescer e se tornar uma árvore muito bonita e eu vou deixar esse legado para outras pessoas e aos jovens”, falou. “Botar a mão na terra e saber que aquela planta foi você que plantou dá uma vontade de toda vez ir ao lugar e olhar, é uma sensação muito boa”, explicou Severina.

Sobre o Projeto:

O Projeto Verdeporto é uma realização da Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal do Idoso de Lagoa de Itaenga, e parceria com as prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, envolvendo idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável.

A iniciativa conta com o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design