O Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente formou, nos dias 1º e 6 de dezembro, cerca de 45 pessoas idosas de comunidades das cidades de Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes como Agentes de Desenvolvimento Ambiental. As cerimônias de entrega de certificados reuniram representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga, das gestões públicas locais e de organizações e associações parceiras.
Durante três meses de formação, o público idoso vivenciou aulas teóricas, atividades lúdicas e práticas, como de plantio, reflorestamento, arborização de espaços, além de visitas pedagógicas. Para o coordenador do Projeto Verdeporto, Henrique Almeida, as formaturas coroam a jornada de aprendizagem dos/as participantes. “Celebrar esse momento é coroar a trajetória de estudos dessas turmas que têm feito a diferença no campo e também vivendo essa etapa de uma forma tão viva”, disse.
A primeira das formaturas foi realizada no dia 1º e marcou a entrega dos certificados de Agentes de Desenvolvimento Ambiental para o público idoso da formação na comunidade da Camboa, na zona rural de Lagoa de Itaenga. O evento foi realizado na quadra poliesportiva do distrito e reuniu cerca de 20 pessoas idosas.
Uma das formadas na turma da Camboa foi a aposentada Maria José, de 76 anos. Emocionada, ela falou da alegria de participar da formação. “É meu primeiro diploma na vida e recebi com muito prazer e alegria. É uma felicidade imensa receber nessa idade, não tem explicação”, expressou.
Já no dia 6, a cerimônia de entrega de certificados foi realizada no Clube Abanadores O Leão, em Vitória de Santo Antão. O evento reuniu cerca de 25 pessoas idosas das turmas da formação na comunidade da Militina, em Vitória, e do Areeiro, em Jaboatão.
A aposentada Amara Souza, de 80 anos, foi uma das novas Agentes de Desenvolvimento Ambiental formadas no dia 6 e celebrou a entrega do certificado. “Estou muito feliz, transbordando de felicidade e tenho certeza de que todas minhas colegas também. Chegar nessa formatura é renovar minha vida e só tenho o que agradecer”, disse.
Sobre o Projeto:
Desenvolvido pela Geração Futuro, o Projeto Verdeporto envolve pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. A iniciativa conta com a parceria das prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, e com o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.
Assista ao vídeo da formatura:
0 Comentários