A Geração Futuro, através do Projeto Tou Ligado, promoveu a formação em “saúde, educação e sexualidade”, na última segunda-feira (22), no auditório da Organização em Lagoa do Itaenga/PE. O momento foi facilitado pelo coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT na Secretaria de Saúde de Pernambuco, Luiz Valério, e reuniu professores da rede pública de ensino, Conselho Tutelar e representantes da Secretaria de Saúde de Lagoa do Itaenga/PE e de organizações parceiras.
A formação teve como objetivo capacitar os/as profissionais para o atendimento e acolhimento às necessidades da população LGBT, ampliando o conhecimento sobre a Política de Saúde Integral LGBT dentro da perspectiva da integralidade no cuidado alinhado ao respeito à identidade de gênero e à orientação sexual. “Quando a gente oportuniza o conhecimento, possibilitamos o aconchego, cuidado e aplicabilidade às necessidades específicas desse grupo populacional. Essa é a base do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Luiz Valério.
Para a coordenadora do Projeto Tou Ligado, Maria Suély, a formação ofertada corresponde a uma das metas da execução do Projeto, mas que vai adiante e carrega consigo um papel fundamental. “Essa formação tem a intenção de provocar uma inquietação nos profissionais, ao ponto de refletirem sobre seus fazeres metodológicos e posturas diárias em seus espaços de trabalho, porque discutir os direitos da população LGBT, que faz parte de um conjunto de políticas públicas, é discutir sobre respeito”, disse.
Representando a Secretaria de Saúde de Lagoa do Itaenga/PE, a assistente social Gilcélia Coutinho participou da formação e destacou os aprendizados. “Toda essa discussão que foi vivenciada me fez pensar enquanto ser humano que devemos sempre nos colocar no lugar do outro e nos permitir ao conhecimento. Acredito que minha equipe multidisciplinar vai ganhar muito com o conhecimento e experiência que foi adquirida”, ressaltou Gilcélia.
Sobre o Projeto: O Tou Ligado: saúde, educação e sexualidade é realizado pela Geração Futuro, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lagoa do Itaenga, Prefeitura de Lagoa do Itaenga, através das secretarias de Educação e de Saúde, e com o apoio da Bayer. O Projeto tem como objetivo contribuir na formação de estudantes e professores da rede pública de ensino de Lagoa do Itaenga/PE como multiplicadores de informações sobre Direitos Humanos e Sexuais.
0 Comentários