Os estudantes do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, promovido pela Geração Futuro, deram início, na última terça-feira (10), ao reflorestamento e arborização em áreas públicas de Pombos, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O início da ação aconteceu no entorno da Escola Municipal José Vicente Dias e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
Identificadas em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Pombos, outras cinco áreas na zona urbana da cidade serão contempladas com o plantio de mudas das espécies ipê-amarelo e roxo, doadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Vitória de Santo Antão. As ações de plantio também serão protagonizadas por crianças e adolescentes, participantes da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, do Projeto Cidade Sustentável.
A coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, destacou o início das ações de reflorestamento e arborização do município como um marco. “Iniciamos com muita alegria o reflorestamento da zona urbana da cidade e o pontapé inicial tinha que ser no entorno de uma escola, reforçando o sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente para tornar os espaços públicos mais saudáveis. Além do envolvimento da escola e dos parceiros, o grande destaque é para a participação dos nossos estudantes e suas mães, que não medem esforços para participar de momentos tão significativos como esses”, disse.
Entre os estudantes que participaram da ação, Mariana Belarmino, de 11 anos, que mora na comunidade João Farias, demonstrou sua felicidade de fazer parte das ações de plantio e também contou como o Projeto a incentivou a cuidar do meio ambiente. “Participar do plantio de árvores está sendo muito legal, estou muito feliz em fazer parte disso e ajudar a natureza. Tenho passado os ensinamentos das aulas aos meus pais e meus primos, e o projeto me incentivou a fazer uma pequena horta em casa, onde planto cenourinha, batata, macaxeira, tomate e couve”, contou.
Quem também participou do ato de plantio das árvores foi Khatyle Ramonne, de 10 anos, que mora na comunidade José Estevan de Senna. “Estou achando o projeto muito bom e o que aprendi de mais legal é que nós temos que preservar o meio ambiente e não jogar lixo onde não pode, como em matas e rios”, disse. Sobre o sentimento de plantar uma árvore, Khatyle explicou: “Estou sentindo como estivesse ajudando a salvar o mundo e eu fico muito feliz em fazer parte disso”, destacou.
O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jairo Rubens, esteve no ato e falou da importância das crianças e dos adolescentes serem protagonistas destas ações. “A iniciativa da Geração Futuro vai trazer muitos benefícios, sobretudo para as políticas públicas das crianças e dos adolescentes. Estamos formando cidadãos, pensando na questão da cidadania, em um mundo melhor e se apostamos nisso vamos colher esses avanços e conquistas”, disse. “O município ganha com isso, com áreas mais verdes, o clima melhora e, sem dúvidas, teremos espaços de lazer onde poderemos desfrutar de um ambiente mais saudável. É muito importante todas essas forças estarem culminando para esse pontapé inicial de um Projeto tão significativo para as políticas das crianças e para as ações de meio ambiente do município”, finalizou Jairo.
O prefeito do município de Pombos, Manoel Ferreira, também pontuou a importância do Projeto. “O Projeto Cidade Sustentável tem conscientizado nossas crianças e adolescentes sobre a importância do meio ambiente e das ações do reflorestamento para o município, e o início do plantio dessas mudas representa muito, onde vamos colher os frutos desse trabalho no futuro. O Projeto estimula as crianças a terem uma visão diferenciada tanto sobre o lixo reciclável como sobre a importância da plantação das mudas e isso é muito importante”, avaliou.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; e Obras e Serviços Públicos.
Sobre a Formação
O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é oferecido gratuitamente a estudantes de 9 e a 17 anos, da rede pública de ensino da cidade de Pombos, com carga horária de 160h, distribuídas nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”, sendo desenvolvido de forma híbrida.
0 Comentários