Os/as estudantes da segunda turma do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, participaram da cerimônia de conclusão da formação, na manhã da última sexta (17), na Quadra Poliesportiva de Pombos. Cerca de cem crianças e adolescentes participaram da segunda turma do Projeto, que é promovido pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pombos e Prefeitura.
A cerimônia reuniu pais e/ou responsáveis e contou com a presença da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Pombos, Elizete Maria, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jairo Rubens, do secretário de Assistência Social, Manasseis Braz, da supervisora da Secretaria de Educação, Madalena Silva, professores da rede municipal pública de ensino, e de outros representantes de entidades e comunidades locais. Além disso, contou com apresentações culturais protagonizadas pelos próprios estudantes do Projeto e também pela Associação Cultural de Capoeira Tubiras.
Entre os participantes da segunda turma da formação, dois irmãos: Larissa Lucilene, de 13 anos, e José Gabriel, de 9 anos, do sítio Urubutinga, zona rural do município de Pombos/PE. Juntos, eles participaram do curso, que teve duração de quatro meses em uma carga horária de 160 horas, divididos entre os módulos “Quem sou eu? Quem somos nós?”, “Cidade Sustentável”, ”Semear” e ”Plantar”.
A partir das experiências propostas pela formação, eles vivenciaram diversas atividades educativas, que incluíram encontros remotos, dinâmicas, vídeos, atividades lúdicas e de campo. José Gabriel avaliou a experiência: “Fico muito alegre por fazer parte desse Projeto e de estar me formando. Eu gostei muito das aulas, de aprender sobre árvores, climas, plantas e da preservação do meio ambiente”, disse. Já para Larissa Lucilene participar da formação junto ao seu irmão tornou tudo ainda mais especial: “Esse momento vai ser inesquecível na minha vida, vou levar isso tudo comigo, pois aprendi muita coisa que eu não sabia. Participar com meu irmão tornou ainda mais especial e passamos a cuidar das plantas que temos em casa e vamos continuar”, destacou Larissa.
Quem fez questão de acompanhar Gabriel e Larissa na cerimônia de formatura foi a mãe Lucilene Raquel. Orgulhosa, ela falou sobre a alegria de ver os dois filhos se formando como Agentes de Desenvolvimento Ambiental: “Estou amando eles estarem participando do Projeto e a muito feliz e orgulhosa em ver meus dois filhos se formando”, disse. “Em casa eu já percebi que eles estão empenhados nesse aprendizado, eles já demonstram o cuidado com as plantas que temos na nossa casa e com o descarte correto do lixo. Esse Projeto veio para somar e gostei muito”, destacou a mãe.
Para a coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, a formação entrega crianças e adolescentes protagonistas na discussão ambiental no contexto local. “Acreditamos que eles agora são capazes de se tornarem protagonistas dessa transformação tão necessária para o desenvolvimento sustentável local e, a partir da formação, temos a certeza que isso será levado para o dia a dia desses jovens”, destaca. “Apesar da formação ter sido concluída, as crianças e os adolescentes permanecem no Projeto, agora como Agentes de Desenvolvimento Ambiental e participam de encontros facilitados pelos educadores sociais da Geração Futuro”, finalizou Suély.
0 Comentários