As conquistas, os aprendizados e os desafios do Projeto Cidade Sustentável Ano II, promovido pela Geração Futuro, foram apresentados durante o Seminário de Avaliação, realizado na última quarta-feira (15). O encontro aconteceu na sede da Organização, em Pombos/PE, e reuniu parceiros, representantes da sociedade civil e os pais e/ou responsáveis das crianças e adolescentes do Projeto.
No segundo ano de execução, o Projeto Cidade Sustentável foi desenvolvido a partir de três núcleos de formação, com a criação de diferentes grupos com os participantes do Projeto. As crianças e adolescentes foram direcionadas ao Grupo de Teatro Tubira-Bá e aos núcleos de Produção de Conteúdo Digital e de Contações de Histórias. Durante o Seminário, os resultados dessas ações protagonizadas no Projeto foram apresentadas.
Ainda no encontro, as avaliações sobre o Projeto feitas pelos próprios participantes, através de um formulário on-line, também foram apresentadas. Com os resultados apresentados, as crianças e adolescentes, os pais e os parceiros, tiveram a oportunidade de falar na plenária e enfatizar a importância das atividades desempenhadas pelo Projeto Cidade Sustentável.
Para a coordenadora do Projeto Cidade Sustentável, Adriana Freitas, o Seminário de Avaliação é um momento de troca de experiências junto aos pais, participantes e parceiros. “Pudemos apresentar os resultados, tanto quantitativos como qualitativos do Projeto, mas também mostrar que não fizemos nada sozinhos. Os resultados são frutos da contribuição de todos os parceiros e o nosso compromisso é o de seguir fortalecendo essas parcerias e os diálogos com as crianças e adolescentes do Projeto para contribuir ainda mais com desenvolvimento sustentável local”, disse Adriana.
A secretária executiva de Educação de Pombos, Leila Clara, exaltou o compromisso da Organização em mobilizar as escolas municipais. “A Geração Futuro nos mostra o trabalho de plantar a semente e, nesse seminário, traz os frutos que estamos colhendo juntos. Fiquei muito feliz com os números e a maneira que as escolas municipais foram envolvidas nas ações do Projeto, em especial a Escola da Vila São José. Então, é só exaltar e parabenizar esse trabalho tão especial”, destacou Leila Clara.
Parceiro da Geração Futuro de longa data, o mestre mamulengueiro Tonho de Pombos fez questão de participar do Seminário de Avaliação e falou da importância da execução do Projeto para o município. “Já faz muito tempo que eu conheço a Geração Futuro e sempre digo que temos uma história de parceria. Eu sempre fiquei muito honrado e feliz em saber que temos dentro de nossa cidade um Projeto tão bonito como esse, trabalhando meio-ambiente e cultura com crianças e adolescentes com tanta maestria”, enfatizou.
Sobre o Projeto: O Projeto Cidade Sustentável é realizado pela Geração Futuro, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Pombos, com apoio da Fundação Itaú Social, Green4T, Electrolux e Repom. A iniciativa promove o protagonismo de crianças e adolescentes de Pombos/PE como Agentes de Desenvolvimento Ambientais na perspectiva de multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade e cuidando do meio ambiente.
0 Comentários