O Comitê Gestor do Projeto Verdeporto segue fortalecendo o debate sobre as questões ambientais do município de Lagoa de Itaenga/PE, na zona da mata norte de Pernambuco. Na última segunda-feira (15), o grupo, que é formado por representantes da gestão pública municipal, do poder legislativo, de conselhos municipais de políticas públicas e de organizações, associações e sindicatos rurais, se reuniu para mais um encontro, no Cineteatro da Geração Futuro.
A atividade, que marcou a primeira reunião do Comitê Gestor no ano, trouxe em pauta uma apresentação sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, envolvendo a discussão sobre os seus princípios e diretrizes na implementação nos municípios pernambucanos. O momento, que abriu debate sobre a temática, foi facilitado pela gestora técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha do Estado de Pernambuco (Semas-PE), Lays Camila.
Para a gestora técnica, o encontro legitima a atuação do Projeto Verdeporto em torno do que orienta a Política Estadual de Educação Ambiental. “Foi um momento de compartilhamento e de muito aprendizado, inclusive para nós da Semas-PE. Pudemos perceber que a Geração Futuro já executa muito do que a Política de Educação Ambiental orienta, por meio de toda essa articulação com a sociedade civil e gestão municipal. Então, essas práticas desenvolvidas pelo Projeto Verdeporto fortalecem as políticas públicas na área do Meio Ambiente em nosso Estado”, explicou Lays Camila.
“É um trabalho importantíssimo e queríamos que todas as instituições que nos procuram tivessem essa atuação forte como a Geração Futuro tem, principalmente com o Projeto Verdeporto com toda essa amplitude trazendo a atuação e o protagonismo na construção de conhecimento sobre educação ambiental para o público idoso”, disse a gestora técnica de Educação Ambiental da Semas-PE sobre o protagonismo adquirido pelas pessoas idosas do Projeto sobre a temática. “Fazer com que elas estejam ativas e, principalmente, ajudando na pauta ambiental e cuidando do Meio Ambiente mostra que o Projeto Verdeporto está na ponta executando aquilo que a Semas-PE constrói para a Política de Educação Ambiental”, completou Lays.
Sobre o Comitê Gestor: Faz parte do conjunto de ações do Projeto Verdeporto e visa a integração entre diversos setores da sociedade para o fortalecimento de ações sustentáveis e de acompanhamento do processo de mobilização, reflorestamento e arborização no município. O Comitê também é um espaço estratégico de articulação e mobilização de parceiros, possibilitando novos caminhos na defesa ao Meio Ambiente.
Sobre o Projeto Verdeporto: A iniciativa envolve pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. O Projeto conta com a parceria das prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, e o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.
0 Comentários