A Geração Futuro quer saber de estudantes de escolas públicas sobre as temáticas saúde e sexualidade. Por meio do Projeto Direitos Iguais e Liberdade Social, a GFut pretende identificar os problemas mais frequentes dos estudantes acerca do assunto, a fim de diagnosticar as necessidades e elaborar ações que contemplem prevenção e informação, no que tange os direitos humanos e sexuais.
O questionário está sendo aplicado nas escolas Tristão Ferreira Bessa, João Vieira Bezerra, Pontes de Miranda, Antônio Inácio, Barros Guimarães, Santa Rita, Capitão Manoel Gomes de Assunção, João Cavalcante, Júlio Carneiro e Costa Silva.
Dentre os resultados esperados, estão o fortalecimento da consciência crítica à saúde e o incentivo de discussões políticas entre jovens a respeito das questões que envolvem discriminação, prevenção e saúde. O Projeto tem apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Governo do Estado de Pernambuco, através do Programa Estadual de DST/Aids.
Metodologia de pesquisa
Durante a pesquisa, jovens educadores da Geração Futuro percorrem as escolas e aplicam o questionário a estudantes que se interessarem em participar voluntariamente do Projeto. O formulário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, irá ajudar na compreensão do processo saúde/sexualidade.
O projeto conta com a colaboração das Secretarias de Saúde dos municípios envolvidos, que irão contribuir na avaliação dos resultados, por meio de profissionais da área, e nas ações de intervenção (pós-resultado) previstas para o primeiro semestre do próximo ano.
Municípios participantes
Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos.
0 Comentários