Com o objetivo de promover diálogos sobre a luta antirracista e de contribuir para uma educação que busque promover à igualdade racial, a Geração Futuro promoveu, ao longo de novembro, atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 do mês. Nesse sentido, os projetos Cidade Sustentável e Tou Ligado, desenvolvidos pela Organização, contribuíram nas discussões.
Racismo ambiental em pauta
Levando em consideração as múltiplas manifestações do racismo, os/as Agentes de Desenvolvimento Ambiental do Projeto Cidade Sustentável integrantes do web programa “A Gente Gera!” protagonizaram a produção da edição de novembro tendo racismo ambiental como tema. Sensibilizando o público, de forma crítica, as crianças exemplificaram o processo de discriminação que populações de minorias étnicas sofrem através da degradação ambiental, além de reforçarem o combate à discriminação racial.
O educador social do Projeto Cidade Sustentável e roteirista do “A Gente Gera!”, José Emerson, explica que o vídeo foi produzido após aulas com as crianças sobre a importância do Dia da Consciência Negra. Durante encontros de roda de conversa, as crianças puderam criar consciência sobre a significância da data, o histórico de luta de pessoas negras por direitos e as várias formas de racismo, incluindo o ambiental. “Essa consciência logo gera reivindicações por direitos e, com a produção do vídeo, a possibilidade de alcançar mais pessoas nessa discussão”, ressalta o educador.
“O racismo ambiental é um tema pouco debatido na nossa sociedade e muitas vezes é confundido com apenas uma questão de omissão do Estado, dos setores da economia e do difícil acesso de pessoas negras aos serviços públicos e de direito”, disse. “Ao nomear esse problema, jogamos luz na questão racial, não só como uma omissão de serviços, mas sim uma intencionalidade estrutural da nossa sociedade que historicamente realiza sistematicamente a exclusão de pessoas negras. E, nesse caso, a exclusão aos serviços ambientais de qualidade”, explica Emerson.
Assista ao web programa “A Gente Gera” sobre racismo ambiental
O papel da escola no combate ao racismo é tema de webinário
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Referência Negra Peregum (Ipec), em abril de 2023, revelou que 64% dos entrevistados, em um recorte com 2 mil jovens negros de idades entre 16 e 24 anos, consideram o ambiente escolar como o local em que mais sofrem racismo. Para debater os principais desafios nesse enfrentamento, o Projeto Tou Ligado promoveu um webinário sob o tema “O papel da escola no combate ao racismo”, nessa quinta-feira (30).
Mediado pela coordenadora do Projeto, Maria Suély, e com a participação do historiador e produtor cultural Lázaro Santos, do educador social e ator Eudes Nascimento e da estudante e integrante do Projeto Isabel Lima, o webinário fomentou a discussão sobre o papel fundamental da escola no processo de combate à discriminação racial, abrindo o debate para ampliação da luta antirracista e busca da promoção de igualdade racial.
“A luta contra o racismo é uma obrigação moral de toda a sociedade e, inserida nesse quadro, a escola também tem que ter como compromisso combater qualquer tipo de preconceito na formação dos novos cidadãos”, disse a coordenadora do Projeto Tou Ligado, Maria Suély. “Espaços como este, proporcionado pelo webinário, fazem com que a gente se engaje e se fortaleça mais, e consiga levar essa consciência sobre a importância da luta antirracista nas escolas”, finaliza.
Assista ao webinário “O papel da escola no combate ao racismo”
0 Comentários