As pessoas idosas formadas como Agentes de Desenvolvimento Ambiental pelo Projeto Verdeporto no município de Vitória de Santo Antão protagonizaram um plantio de mudas de árvores nativas, na última sexta-feira (3), no Parque Ecológico da cidade, que está em fase final de construção. Em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (Amavisa), a ação ambiental foi realizada em alusão ao Dia do Pau-Brasil, comemorado em 3 de maio.
Dentro da área de proteção ambiental do Parque Ecológico, localizado na comunidade do Cedro, o público idoso plantou cerca de 40 mudas de árvores, incluindo 20 mudas de Pau-Brasil, nativa do bioma Mata Atlântica e que deu nome ao país. “O Projeto Verdeporto realiza diversas ações de plantio de árvores, mas essa data é especial porque podemos fortalecer a mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e de se ampliar as ações sustentáveis”, explicou o instrutor ambiental do Projeto, Eberson Lima.
Ao todo, cerca de 20 pessoas idosas do Projeto Verdeporto no município vivenciaram a ação. Entre elas, Teresa Cristina, de 69 anos, que destacou sobre seu sentimento em protagonizar a ação. “Estou muito feliz em ter participado e eu plantei pensando nos meus netos. Tenho oito netos e será uma honra trazê-los aqui e dizer que fui eu que plantei essas árvores”, disse.
O entusiasmo em vivenciar a ação ambiental também foi compartilhado por Miriam Lima, de 62 anos, também Agente de Desenvolvimento Ambiental. Ela falou o legado que fica por meio do plantio. “Para mim foi muito especial saber que a gente está plantando uma árvore porque, a partir de agora, eu sinto que ali tem um pedacinho de mim, onde pude depositar aquela árvore e confiar que futuramente vamos poder vê-la crescer”, explicou.
Sobre o Projeto Verdeporto: A iniciativa envolve pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. O Projeto conta com a parceria das prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, e o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.
0 Comentários