Blog

">

06 maio 24

No Dia do Pau-Brasil, público idoso do Projeto Verdeporto protagoniza plantio de árvores em Vitória de Santo Antão

por Nielson Santos

As pessoas idosas formadas como Agentes de Desenvolvimento Ambiental pelo Projeto Verdeporto no município de Vitória de Santo Antão protagonizaram um plantio de mudas de árvores nativas, na última sexta-feira (3), no Parque Ecológico da cidade, que está em fase final de construção. Em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (Amavisa), a ação ambiental foi realizada em alusão ao Dia do Pau-Brasil, comemorado em 3 de maio.

Dentro da área de proteção ambiental do Parque Ecológico, localizado na comunidade do Cedro, o público idoso plantou cerca de 40 mudas de árvores, incluindo 20 mudas de Pau-Brasil, nativa do bioma Mata Atlântica e que deu nome ao país. “O Projeto Verdeporto realiza diversas ações de plantio de árvores, mas essa data é especial porque podemos fortalecer a mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e de se ampliar as ações sustentáveis”, explicou o instrutor ambiental do Projeto, Eberson Lima.

Ao todo, cerca de 20 pessoas idosas do Projeto Verdeporto no município vivenciaram a ação. Entre elas, Teresa Cristina, de 69 anos, que destacou sobre seu sentimento em protagonizar a ação. “Estou muito feliz em ter participado e eu plantei pensando nos meus netos. Tenho oito netos e será uma honra trazê-los aqui e dizer que fui eu que plantei essas árvores”, disse. 

O entusiasmo em vivenciar a ação ambiental também foi compartilhado por Miriam Lima, de 62 anos, também Agente de Desenvolvimento Ambiental. Ela falou o legado que fica por meio do plantio. “Para mim foi muito especial saber que a gente está plantando uma árvore porque, a partir de agora, eu sinto que ali tem um pedacinho de mim, onde pude depositar aquela árvore e confiar que futuramente vamos poder vê-la crescer”, explicou.

Sobre o Projeto Verdeporto: A iniciativa envolve pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. O Projeto conta com a parceria das prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, e o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design