Colocar a sustentabilidade em pauta é o grande objetivo da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, promovida pela Geração Futuro. Nesta semana, onde se celebra o Meio Ambiente, a formação chega ao segundo módulo e se aprofunda no processo de aprendizagem sobre as questões ambientais ao tratar do tema “Cidade Sustentável”.
O módulo possui 30h/aulas, e visa conscientizar estudantes da rede pública de ensino de Pombos/PE sobre as práticas adotadas por cidades sustentáveis, para preservação do Meio Ambiente. “A partir dos conhecimentos sobre os conceitos, as práticas e os exemplos reais de sustentabilidade, os adolescentes se tornarão protagonistas, capazes de participar das decisões de questões ambientais que podem impactar suas comunidades, adotando práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e na transição para uma cidade sustentável”, considera a coordenadora pedagógica do projeto, Adriana Freitas.
O educador social da Geração Futuro, José Emerson, reforçou a importância do início do módulo na Semana do Meio Ambiente, e também explicou a metodologia do módulo: “Vamos trazer conceitos da abordagem ambiental, como a cidade sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, os 5 Rs (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), efeito estufa, energias renováveis e não-renováveis, trabalhando de forma lúdica, com dinâmicas e materiais didáticos que possam auxiliar a melhor compreensão desses conceitos, de forma remota”.
O desenvolvimento das atividades segue o itinerário pedagógico da metodologia própria ‘Quem sou eu? Quem Somos nós?’, que confere a autoria dos estudantes na construção do conhecimento. “Vamos provocar para que os estudantes tragam exemplos da realidade ao qual estão inseridos, seja da vida pessoal, comunidade ou da cidade, ampliando para o contexto global”, acrescentou o educador.
A coordenadora pedagógica, Adriana Freitas, destacou que a formação vai trazer exemplos de cidades planejadas com práticas sustentáveis e que, a partir disso, os adolescentes poderão entender que é possível transformar a suas realidades. “Esperamos que, a partir desse módulo, esses adolescentes possam olhar para o seu lugar percebendo problemas e descobrindo soluções para que o ambiente se torne mais sustentável, e que essa ação local reflita na cidade como um todo, inspirando mais pessoas a perceberem que são agentes de mudança”, aponta Adriana.
O projeto dialoga com nove dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. “A Geração Futuro tem dado um grande passo na consolidação de políticas públicas para efetivação dos direitos da criança e do adolescente, proporcionando uma educação integral que valoriza os saberes e contribui na formação desse público com questões consideradas urgentes, como tornar cidades e comunidades resilientes e sustentáveis, educando e promovendo ações contra a mudança global do clima”, avalia a coordenadora geral do projeto Maria Suély, diretora da Geração Futuro.
Os encontros com os adolescentes acontecem em ambiente virtual, através do Google Meet e também por aulas gravadas disponibilizadas nos grupos de WhatsApp. O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é gratuito, tem carga horária de 160 horas e é voltado aos estudantes da rede municipal de ensino público de Pombos entre 12 e 18 anos não completos. Nesta primeira turma, os adolescentes já vivenciaram o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?” e, além do “Cidade Sustentável”, ainda participarão dos módulos “Semear” e “Plantar”.
Semana do Meio Ambiente
Celebrada na primeira semana do mês de junho, a Semana do Meio Ambiente visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil e foi criada, através do Decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981. O objetivo da data é integrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino do município de Pombos, em Pernambuco, para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos, e da Fundação Itaú Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social.
0 Comentários