Blog

">

17 fev 23

Mulheres idosas das 2ª e 3ª turmas do Projeto Verdeporto se formam como Agentes de Desenvolvimento Ambiental

por Nielson Santos

Uma linda cerimônia celebrou a formação de 35 mulheres idosas como Agentes de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Verdeporto, na manhã da última quinta-feira (16), em Lagoa de Itaenga/PE. A solenidade reuniu representantes do Conselho Municipal dos Idosos, da sociedade civil e de organizações parceiras, além da secretária de Ação Social de Lagoa do Itaenga, Marli Barbosa.

O evento marcou a conclusão da formação das participantes da segunda e terceira turma do Projeto, que agora se juntam às outras 20 mulheres idosas formadas na primeira turma. Com isso, o Projeto Verdeporto conclui o primeiro ano de execução com 55 mulheres idosas formadas como Agente de Desenvolvimento, além da doação e plantio de cerca de 10 mil mudas nativas e frutíferas. A cerimônia ainda contou com a apresentação da esquete teatral “Vila das Flores”, protagonizada pelas próprias participantes do Projeto.

O coordenador do Projeto Verdeporto, Henrique Almeida, avaliou a formatura como um momento de celebrar a política da Pessoa Idosa de Lagoa do Itaenga. “Foi uma programação muito festiva com participação dos familiares das formandas e também das parcerias que a Geração Futuro consolidou durante a execução desse Projeto”, explicou. “Durante esses três meses de formação, elas participaram de oficinas, aulas e passeios. Tudo isso tem contribuído tanto para a questão ambiental como a saúde emocional e convivência delas”, avaliou o coordenador.

Para a coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, o Projeto Verdeporto mostra que é possível fazer educação ambiental com pessoas idosas. “Nesse processo de execução do Projeto, contamos com parceiros importantes, como o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Lagoa Itaenga e outros parceiros da sociedade civil que compõem essa rede de articulação e fortalecimento em prol da educação ambiental, mas principalmente pensando no desenvolvimento territorial local, tendo as idosas como protagonistas dessa transformação social”, falou.

Uma das formandas foi a aposentada Juraci Maria, de 61 anos. Ela fez questão de mostrar sua felicidade em se tornar Agente de Desenvolvimento Ambiental. “A sensação de participar desse Projeto é maravilhosa, aprendi muito sobre meio-ambiente e fiz amizades com pessoas que não conhecia. Esse diploma eu vou guardar pro resto da minha vida e vai ficar de lembrança para novas gerações, meus netos e bisnetos, que vão ver quando eu já não estiver mais aqui e saber que eu fui formada numa coisa tão maravilhosa como o Verdeporto”, enfatizou.

Uma das organizações parceiras da Geração Futuro na execução do Projeto Verdeporto é a Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), que marcou presença na cerimônia de formatura. A secretária da ASSIM, Vera Silva, também falou da importância da formação. “É com grande alegria que a ASSIM, que foi palco de algumas ações do Projeto oferecendo os campos para plantação de mudas, celebra esse momento entusiasmante com a Geração Futuro. Ficamos contentes em ver as idosas se formando e tendo acesso a essa consciência ambiental e de todo processo de preservação e de cuidado com o meio-ambiente”, disse.

Sobre o Projeto: O Verdeporto tem o objetivo de envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Realizado pela Geração Futuro, através do Conselho do Idoso de Lagoa de Itaenga, em parceira com a Prefeitura de Lagoa do Itaenga, e apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Movida Locações, JSL, Suzano, Usiminas, Sonepar, Dimensional, Nortel e Simpress.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design