Blog

">

30 jun 23

Integrantes do Projeto Cidade Sustentável vivenciam oficina de mamulengo

por Nielson Santos

As crianças e adolescentes do Projeto Cidade Sustentável, idealizado pela Geração Futuro, participaram de uma oficina formativa de mamulengo, facilitada pelo Mestre Tonho de Pombos. Para vivenciar a formação, os/as integrantes do Projeto, dos grupos de teatro de mobilização social “Tubira-bá” e “Brincantes do Futuro”, se dividiram em duas turmas entre a quarta (28) e quinta (29) no ateliê do próprio Mestre.

Dentro da formação, o Mestre Tonho de Pombos levou ensinamentos tanto teóricos como práticos aos  estudantes, abordando a história da expressão artística cultural, técnicas e os formatos das apresentações. “É um primeiro contato com essa arte e isso é muito importante porque todo mamulengueiro sempre começa com o contato com o boneco e isso gera um impacto para a vida toda”, disse o Mestre. “Esses momentos também representam uma importância para a preservação da cultura do mamulengo, pois quando o jovem entra em contato algo extraordinário acontece e possibilita a continuidade dessa manifestação”, completou.

Para o educador social do Projeto Cidade Sustentável, José Emerson, o momento vivenciado também representa a valorização da cultura local. “Mestre Tonho tem um histórico muito rico para nos ensinar, além de todas as referências que ele tem e que aprendeu com outros mestres no passado aqui de Pombos, que é uma cidade com histórico longo de mestres mamulengueiros”, destacou. 

Para além da importância de oportunizar o conhecimento à cultura local, a oficina teve a proposta de garantir a formação do elenco do grupo Tubira-bá. “Dentro do espetáculo “Que Abacaxi é esse?”, a partir da remontagem que estamos produzindo, um dos integrantes, o Rafael Wesley, vai interpretar um mamulengueiro”, explicou. “Isso representa uma experiência para que ele possa, em um trabalho de laboratório cênico, interpretar esse personagem e manusear também o boneco de mamulengo em cena”, destacou o educador José Emerson.

Com isso, as crianças e adolescentes também puderam assistir um dos espetáculos do Mestre Tonho e, na prática, aprender como manipular os bonecos. Feliz com a formação, o integrante do grupo Tubira-bá, Rafael Wesley, de 11 anos, falou da importância da oficina. “Essa experiência de hoje vai me ajudar, por exemplo, na forma de segurar o boneco que eu não sabia até essa oficina”, disse. “Eu gostei muito, brinquei com praticamente todos os bonecos e quando acabou eu ainda queria mais. Agora, eu vou levar isso aos palcos”, completou Rafael.

Sobre o Projeto: O Projeto Cidade Sustentável promove o protagonismo de crianças e adolescentes de Pombos/PE como multiplicadores da educação ambiental, através da arte-educação, e é realizado pela Geração Futuro, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Pombos e conta com o apoio do Banco do Brasil, Brasilcap e Repom.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design