Idosos/as do Projeto Verdeporto, da Geração Futuro e do Projeto Vivendo e Aprendendo da Associação de ASSIM, participaram de um intercâmbio agroecológico na Comunidade do Marreco, em Lagoa de Itaenga/PE, nesta quinta-feira (06). A proposta da atividade de campo foi promover a interação social, estimular habilidades e apresentar a Agroecologia como caminho para uma velhice saudável, com melhoria da renda, da saúde e da segurança alimentar.
O roteiro iniciou com um café da manhã, com produtos orgânicos, e a visitação e plantio na horta na propriedade da agricultura Maria de Fátima. Em seguida, o grupo foi conhecer a estufa e a variedade de hortaliças do Sítio Batalha, além de receberem orientações sobre plantio desses produtos. Após almoçar, os idosos/as participaram de uma oficina sobre o beneficiamento da macaxeira, com a produção de beiju, na casa de farinha do Sítio Machados.
A programação contou ainda com gincana, dinâmicas e um divertido bingo, com a premiação de uma cesta de produtos orgânicos. Os idosos dançaram ao som de grandes sucessos do forró pé- de- serra, além de participarem de uma ciranda. Ao final, um momento de avaliação coletiva permitiu a oportunidade para que eles expressassem as impressões sobre as atividades ao longo do dia.
A Presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga/PE, Cilene Maria da Silva, esteve acompanhando as atividades e fez uma avaliação positiva sobre as ações propostas. Para ela “foi uma ótima escolha a metodologia adotada, pois os idosos aprenderam de forma prática. Afinal, muitos só conhecem os produtos já prontos na feira. Hoje aprenderam sobre o cotidiano dos agricultores, a importância da Agroecologia e como cultivar as hortaliças”.
0 Comentários