Abrem-se as cortinas, ascendem-se as luzes e… Ouve a Voz da Arte! Foi o que revelaram os grupos de teatro Baluarte da Alegria do município de Chã de Alegria e Zum, Zum, Zum Danado de Lagoa de Itaenga, com apresentação, respectiva, dos espetáculos Um assunto que não é brincadeira e Qual sua história, Maria? Qual seu sonho, José? Em participação no X FESTEL (Festival de Teatro de Limoeiro) que aconteceu durante a segunda semana de novembro, no espaço Galpão das Artes, em Limoeiro (PE).
Participação com muita ousadia. Para o educador Romário Henrique, “a metodologia utilizada pelos grupos da Geração Futuro trouxe uma nova proposta de teatro para o festival e, consequentemente, para o teatro pernambucano”. Para ele, “os grupos não só quebraram a parede que separava o ator do público, o que faz o público ser envolvido na história, como mexer e provocar sobre a concepção de teatro, já que trouxemos o novo”. A educadora Márcia Nazário, diz que “com essa participação, o movimento de teatro tem mais visibilidade e os jovens atores amadurecem”.
Premiações – O espetáculo Um assunto que não é brincadeira teve quatro indicações de premiação para melhor cenário, figurino, direção e espetáculo. Troféu Baraúna de melhor atriz na modalidade infantil para Larissa Andriele,12 anos. Já o espetáculo Qual sua história, Maria? Qual seu sonho, José? Teve indicações de premiação de melhor cenário, sonoplastia, direção e espetáculo. Troféu Baraúna de atriz revelação na modalidade adulta para Kássia Íres; atriz coadjuvante na modalidade adulta para Maria José; especial do júri para Eudes Severino (ator) e Romário Henrique (educador diretor). Segundo a coordenação do evento, o maior objetivo deste festival é formar público para o teatro e fortalecer o seu movimento na região.
0 Comentários