Familiares e convidados/as marcaram presença na estreia do espetáculo “Que abacaxi é esse?”, encenado pelo grupo de teatro Tubira-bá, na última sexta-feira, (26), no Clube Municipal de Pombos/PE. A trupe composta por crianças e adolescentes da área urbana e rural do município, entraram em cena pela primeira vez, trazendo uma importante discussão sobre os desafios da preservação ambiental.
Antes de irem ao palco, os atores e as atrizes de 10 a 20 anos, vivenciaram uma formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Cidade Sustentável. Participaram ainda de oficinas de teatro e realizaram pesquisas para a montagem do espetáculo, que tem texto e direção da arte-educadora, Adriana Freitas.
“Esse processo de planejar, pensar e produzir é muito árduo. E quando vemos o produto pronto, a gente fica imensamente feliz, porque a gente ver isso materializado no corpo dos jovens. A partir de agora eles/as poderão levar frutos para outros lugares e pessoas”, destacou o Consultor Artístico da Geração Futuro, Eugênio Lima.
Hoje recebemos as famílias dos nossos estudantes (atores e atrizes), onde eles se emocionaram vendo seus filhos falando de suas vidas, sonhos e expectativas para futuro. Conseguimos reunir também no dia de hoje uma turma incrível, que faz teatro de mobilização social há mais de 20 anos através da metodologia “Quem sou, quem somos nós?”, disse a diretora do espetáculo e arte-educadora, Adriana Freitas.
“A escola hoje não atende todas as dimensões que as crianças e adolescentes precisam para se desenvolver. E uma organização como a Geração Futuro passa ser uma segunda autora na formação cidadã dessas crianças e adolescentes. Muitas cidades gostariam de ter uma Geração Futuro e não tem”, garantiu Abdalaziz Moura – Fundador do SERTA.
O espetáculo “Que abacaxi é esse?” circulará nos próximos meses em municípios da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife. O projeto Cidade Sustentável é realizado pela Geração Futuro, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Pombos, com apoio da Fundação Itaú Social, Electrolux, Green4t e Repom.
0 Comentários