Blog

">

23 set 22

Geração Futuro promove mais uma edição do Cadeira de Balanço, em Lagoa de Itaenga

por Emerson Lima

Dois mestres da cultura popular estiveram reunidos em roda de diálogo na última quinta-feira (22), em Lagoa de Itaenga/PE. O evento, intitulado Cadeira de Balanço, convidou o poeta e compositor Moises Lins e a parteira e bezendeira Maria Asa Branca para uma conversa sobre a vida, os fazeres e saberes desses detentores de conhecimento.

A ação faz parte do currículo da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental do Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente, que envolve vinte participantes da segunda turma. “Uma chance que temos para conhecer e reconhecer nossa cultura, nossas identidades, e construir caminhos para o desenvolvimento local sustentável, que pensa também na dimensão da cultura do povo”, explica o coordenador geral do Verdeporto, Henrique Almeida.

Moises Lins tem trajetória expressiva na construção da história do município de Lagoa de Itaenga. Vencedor do concurso do hino da cidade, o mestre canta suas próprias poesias, inspiradas na cultura do lugar onde vive. Já a religiosa Maria Asa Branca traz consigo um conhecimento centenário. Entre rezas, benzeção e remédios caseiros, a mestra configurou como parteira tradicional, ajudando mulheres na humanização do parto natural. 

O Projeto Verdeporto é realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos, em parceria com a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, conta com o apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Movida Locações, JSL, Suzano, Usiminas, Sonepar, Dimensional, Nortel e Simpress.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design