Dois mestres da cultura popular estiveram reunidos em roda de diálogo na última quinta-feira (22), em Lagoa de Itaenga/PE. O evento, intitulado Cadeira de Balanço, convidou o poeta e compositor Moises Lins e a parteira e bezendeira Maria Asa Branca para uma conversa sobre a vida, os fazeres e saberes desses detentores de conhecimento.
A ação faz parte do currículo da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental do Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente, que envolve vinte participantes da segunda turma. “Uma chance que temos para conhecer e reconhecer nossa cultura, nossas identidades, e construir caminhos para o desenvolvimento local sustentável, que pensa também na dimensão da cultura do povo”, explica o coordenador geral do Verdeporto, Henrique Almeida.
Moises Lins tem trajetória expressiva na construção da história do município de Lagoa de Itaenga. Vencedor do concurso do hino da cidade, o mestre canta suas próprias poesias, inspiradas na cultura do lugar onde vive. Já a religiosa Maria Asa Branca traz consigo um conhecimento centenário. Entre rezas, benzeção e remédios caseiros, a mestra configurou como parteira tradicional, ajudando mulheres na humanização do parto natural.
O Projeto Verdeporto é realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos, em parceria com a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, conta com o apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Movida Locações, JSL, Suzano, Usiminas, Sonepar, Dimensional, Nortel e Simpress.
0 Comentários