Começou em julho e segue até novembro deste ano, o Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais com ênfase em Literatura, promovido pelo Engenho Literário – Mata Sul. A diretora geral da Geração Futuro, Maria Suely, e a diretora técnica, Adriana Freitas, participam da formação, cujo objetivo é fortalecer a gestão de projetos culturais da organização.
As aulas práticas/teóricas, realizadas todos os sábados no Centro de Criações Culturais da Vitória, em Vitória de Santo Antão/PE, são ministradas por professores, produtores e pesquisadores de larga experiência no setor cultural local e nacional.
São 40 participantes de 23 cidades da região da Mata Sul de Pernambuco, aprendendo os Métodos de produção cultural participativo e colaborativo; Política Cultural; Elaboração de Projetos Culturais; Captação de Recursos; Prestação de Contas; História das diversas áreas da cultura pernambucana (dança, teatro, cultura popular, carnaval, música, audiovisual, cultura afro-pernambucana), com foco na produção literária.
Para a diretora geral da Geração Futuro, “renovar os conhecimentos e trocar saberes é o que motiva a Geração Futuro participar deste curso. Assim estamos fortalecendo ainda mais o nosso fazer cultural junto a outros fazedores da cultura na região da mata sul”.
No último encontro, a organização social foi contemplada com três exemplares de livros: Rurais – Francisco Baccaro e João Miguel Pinheiro; As direções extremas e contrárias: escrita-livre – expressão medida na narrativa de Sidney Rocha – Wellington de Melo; e Condenados à vida: 70 anos – Raimundo Carrero.
Durante o curso, os/as participantes irão elaborar projetos para submeter ao próximo edital do Funcultura 2022/2023. Uma oportunidade de fomentar o fazer cultural da organização.
Saiba mais/acompanhe: @engenholiterario
0 Comentários