A Geração Futuro iniciou, na última terça (21), a formação com a segunda turma do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. Desenvolvido em um modelo híbrido, o curso é voltado para estudantes da rede pública de ensino de Pombos, tem carga horária de 160h e é dividido nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”. Ao todo, a segunda turma conta com cerca de cem crianças e adolescentes, de comunidades na zona urbana e rural de Pombos.
Neste início de formação, os/as estudantes vivenciam o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”. O módulo propõe estimular os/as adolescentes a questionarem seu papel, sonhos, objetivos e direitos para — a partir da busca pessoal de sua identidade, sua relação com a família, escola e sociedade — identificar e buscar entender como podem contribuir para mudar os problemas sociais do seu entorno, levando as/os estudantes a se enxergarem e se reconhecerem como sujeitos e protagonistas da ação transformadora.
Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto, Adriana Freitas, um dos objetivos do curso é o de sensibilizar os estudantes sobre a relação com o meio ambiente e, nesse sentido, uma série de atividades será proposta. “Assim como fizemos com a primeira turma, estamos trabalhando o conteúdo de forma lúdica e preparamos um conjunto de atividades para desenvolver com as crianças e adolescentes, como encontros remotos, vídeos, músicas, peças teatrais curtas e outras dinâmicas, além das práticas de campo que levarão ao plantio das mudas de árvores, protagonizadas pelos estudantes”, disse.
O educador social da Geração Futuro, José Emerson, destaca que o conteúdo proposto pela formação vai capacitar os estudantes a debaterem sobre questões do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “O conteúdo do curso traz diversos conceitos da abordagem ambiental, como a cidade sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, os 5 Rs (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), efeito estufa, energias renováveis e não-renováveis. Tudo isso vai capacitá-los a fazerem leituras e interpretações do contexto ambiental local para, posteriormente, fomentar esta discussão tornando-os protagonistas da ação transformadora”, conta.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes de Desenvolvimento Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; e Obras e Serviços Públicos.
Sobre a Formação
O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é oferecido gratuitamente a estudantes de 9 e a 17 anos, da rede pública de ensino da cidade de Pombos, com carga horária de 160h, distribuídas nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”.
0 Comentários