Profissionais da rede pública de ensino de Pombos/PE concluíram a formação em Educação e Meio Ambiente, promovida pela Geração Futuro, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. O encontro de culminância da capacitação aconteceu na Escola Municipal Onze de Dezembro, nesta quinta (25).
Ao todo, 30 profissionais – entre supervisores e professores da rede municipal de ensino – participaram das atividades do curso, com carga horária presencial de 10 horas. Ministrada pela pedagoga Madalena Silva, a formação abordou temáticas ambientais, trazendo propostas, metodologias e dinâmicas que provocaram os participantes a desenvolverem em sala de aula os conhecimentos adquiridos.
O resultado da experiência foi conferido, acompanhado das estratégias didática-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com os alunos sobre questões ambientais, o que garantiu aos estudantes uma construção de conhecimentos sobre a importância do desenvolvimento sustentável local.
Uma das participantes da formação foi a professora Josileide Vieira, da Escola Municipal Professor Roberto Cavalcanti Teixeira, no sítio Cajoca, zona rural de Pombos/PE. Ela destacou a importância dessa vivência. “A formação contribui muito para nosso aprendizado sobre sustentabilidade, enquanto professores, e de como direcionar esses ensinamentos aos alunos não só sobre o Meio Ambiente, mas também no cuidado com o lixo para também engajar toda comunidade nessa problemática”, disse. A docente classifica o Projeto Cidade Sustentável como fundamental no processo de conscientização das crianças e dos adolescentes. “O Projeto veio somar para a cidade. Tem uma parceira muito boa com todos nós que fazemos a rede municipal pública de Educação e vem trazendo um conhecimento muito importante. Os frutos estão sendo colhidos agora e muito mais no futuro”, concluiu Josileide.
Para a coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, a formação faz com que seja criada uma grande rede de ensino-aprendizagem na rede pública de ensino do município de Pombos/PE sobre questões ambientes. “Dentro do Projeto Cidade Sustentável, cerca de duzentas crianças e adolescentes estão sendo diretamente formados como Agentes de Desenvolvimento Ambiental, mas com esta formação junto aos professores conseguimos levar o aprendizado sobre as questões ambientais ainda mais adiante, compreendendo e impactando toda a rede pública municipal sobre a importância desse cuidado com o Meio Ambiente que vai sendo trabalhada pelos próprios professores de forma dinâmica, lúdica e prazerosa”, destaca.
Esse projeto abriu leque para a preservação do meio ambiente em um período de extremos cuidados com a pandemia. Surge a geração futuro para levar o conhecimento e o sentimento de que nem tudo está perdido .Que podemos sonhar sim com o futuro e nada melhor que pensa no futuro ,trabalhando a conscientização de preservação do meio ambiente. Para as crianças de CAJOCA foi esencial nesse período de todos em casa .produzir e adquirir conhecimento cuidando da sua comunidade. PARABÉNS a todos da geração futuro pelo belíssimo trabalho.