A urgência de combater e lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas é uma frente que a Geração Futuro vem se dedicando desde o início deste ano, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. Para além da formação de crianças e adolescentes como Agentes de Desenvolvimento Ambiental e do treinamento de professores da rede pública de ensino para trabalharem a temática em sala de aula, a Organização vem promovendo o engajamento e a atuação da população para garantir o desenvolvimento sustentável do município de Pombos/PE.
O Projeto Cidade Sustentável, que dialoga com nove dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que o mundo enfrenta, já realizou a doação de mais de mil e quatrocentas mudas de árvores para a população, que se torna parceira no plantio e cuidado com as plantas.
A iniciativa de distribuição de mudas de árvores, que alia a população ao Projeto, é fruto de uma articulação com a Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (AMAVISA) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) Campus Vitória, que realizam a doação de mudas de espécies nativas, como ipês, fazendo com que a Geração Futuro distribua e mobilize a população, inclusive, para participar de mutirões de plantio.
Para o diretor da Geração Futuro, Gilmar Dias, doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, o engajamento da população é crucial para tornar efetivas as políticas de arborização e reflorestamento. “Quando a sociedade assume o compromisso de realizar arborização e reflorestamento estão, na prática, contribuindo para conservação da biodiversidade, proteção da fauna, flora e bacias hidrográficas, redução da poluição, diminuição das mudanças climáticas e de gás carbono, além do controle de erosões e deslizamentos”, destaca.
Ainda segundo Gilmar, as ações desenvolvidas através do Projeto Cidade Sustentável prepara o município de Pombos para um quadro que o tornará mais resiliente às mudanças climáticas, e que estas ações não contribuem apenas a nível municipal, mas também a nível nacional. “As iniciativas educativas e de mobilização ambiental promovidas pela Geração Futuro são caminhos que podem ajudar o Brasil a cumprir o compromisso audacioso de recuperar 12 milhões de hectares de florestas e demais formas de vegetação nativa, que assumiu em dezembro de 2015, como parte do Acordo de Paris”, afirma.
Faça parte
Nesse contexto de impulsionamento de práticas em prol do desenvolvimento sustentável, através do Projeto Cidade Sustentável, os interessados em realizar plantio de árvores em suas propriedades podem adquirir mudas se dirigindo à sede da Geração Futuro, localizada na Quadra C do Loteamento São José, de segunda a sexta, das 8h30 às 13h.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes de Desenvolvimento Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; Obras e Serviços Públicos.
Serviço
O quê: Doação de mudas
Dias e horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 13h
Local: Sede da Geração Futuro, na Quadra C do Loteamento São José
0 Comentários