Foi concluído nesta semana o primeiro módulo da formação de Agente de Desenvolvimento Ambiental, promovida pela Geração Futuro, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. Após uma série de atividades, o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?” levou os estudantes a se enxergarem e se reconhecerem como sujeitos e protagonistas da ação transformadora.
Nesse sentido, a metodologia vivenciada no módulo teve como objetivo provocar os/as adolescentes a questionarem seu papel, seus sonhos, objetivos e direitos para — a partir da busca pessoal de sua identidade, sua relação com a família, escola e sociedade — identificar e buscar entender como podem contribuir para mudar a realidade existente, em um ambiente participativo e dinâmico. Os estudantes vivenciaram todo o módulo em ambiente virtual, via celular ou computador, pelo Google Meet e também por aulas gravadas disponibilizadas nos grupos de WhatsApp.
A coordenadora pedagógica do projeto, Adriana Freitas, destacou a metodologia adotada para o processo de aprendizagem neste primeiro módulo. “Estávamos com muita expectativa para este primeiro módulo e a avaliação foi bem satisfatória. Fizemos tudo da forma mais criativa, dinâmica e lúdica possível usando vários recursos, como vídeos, músicas, desenhos e até teatro. Isso colaborou muito para a participação dos adolescentes nesse primeiro momento da formação, que foi ótima”, avaliou. “Para o segundo módulo as expectativas são muitas, mas estamos mais tranquilos por já conhecer o perfil dos estudantes. Vamos continuar a trabalhar o conteúdo de forma lúdica, o que vai continuar facilitando o aprendizado dos adolescentes dentro da formação”, projetou Adriana.
Agora, os/as adolescentes participam dos módulos “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”, que vão culminar na plantação de mudas no município de Pombos. Voltado aos estudantes da rede municipal de ensino público de Pombos entre 12 e 18 anos não completos, o curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é gratuito e tem duração de quatro meses, com carga horária total de 160 horas.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino do município de Pombos, em Pernambuco, para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos, e da Fundação Itaú Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social.
0 Comentários