Ser idoso, ser comunidade, ter sonhos, interagir com as problemáticas do local, redescobrir o meio ambiente a partir do olhar sustentável. No primeiro módulo da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, do Projeto Verdeporto, a turma de idosos teve energia para aproveitar a oportunidade de se questionar sobre a sua identidade e a relação com a família e sociedade, dentro de um ambiente participativo e lúdico, através do módulo “Quem Sou Eu? Quem Somos Nós?”.
Finalizado com a Mostra de Saberes e a Cadeira de Balanço, evento onde mestres do saber popular da comunidade compartilharam seus fazeres culturais, o primeiro módulo deu espaço ao segundo: o Cidade Sustentável. De acordo com Siomara Elis, educadora ambiental do Verdeporto, o módulo, “vai conhecer os conceitos e exemplos das cidades sustentáveis, sendo aquelas que adotam práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população,do desenvolvimento econômico local e que promovem a preservação do meio ambiente”, explica.
Dona Maria do Carmo Silva, estudante do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, disse estar feliz com a partição no projeto. “Estou aprendendo muita coisa nova, principalmente como preservar o meio ambiente, cuidar da natureza, e sobre os direitos da pessoa idosa. Espero aprender cada vez mais”.
Sobre o Verdeporto
Realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho do idoso de Lagoa de Itaenga, o projeto tem o objetivo de envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento e na arborização da cidade de Lagoa de Itaenga/PE, recuperando áreas degradadas, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável.
Tem o compromisso com mobilizações educativas no território turístico do Complexo de Suape e prevê o reflorestamento de áreas, com o plantio de 10mil mudas de árvores nativas por ano. As atividades com os/as idosos/as englobam práticas recreativas, de saúde, arte e cultura, além de intercâmbios. Conta com apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Suzano e Usiminas.
0 Comentários