Blog

">

17 fev 22

GERAÇÃO FUTURO APRESENTA RESULTADOS DO PROJETO CIDADE SUSTENTÁVEL EM SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO

por Nielson Santos

A Geração Futuro realizou o Seminário de Avaliação do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, na última quarta (16), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Pombos. O objetivo do encontro foi de compartilhar com os/as envolvidos nas ações – representados por gestores públicos, Sindicato Rural, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as crianças e adolescentes – os aprendizados, as conquistas, os desafios e impactos do Projeto, durante o período de execução.

A coordenadora pedagógica do Projeto Cidade Sustentável, Adriana Freitas, destacou o Seminário como um importante momento para a transparência da execução do Projeto junto aos parceiros. “Foi um momento de reflexão e que nos trouxe a sensação de dever cumprido. O Projeto se encerra neste mês de forma muito satisfatória, tanto para nós que executamos quanto para o município de Pombos. O impacto desse Projeto será visto pelas próximas gerações e o nosso comprometimento agora é fortalecer essas parcerias e os diálogos com as crianças e adolescentes do Projeto para que elas sejam multiplicadoras junto às suas famílias, bem como nas escolas e comunidades”, disse Adriana.

Durante a roda de conversa, a pedagoga Madalena Silva, supervisora das escolas municipais rurais, falou sobre a evolução do Projeto e da Organização executora, que superou os desafios para mobilização no período de pandemia. “Os alunos foram envolvidos e o sucesso do Projeto refletiu na busca de professores e estudantes para integrar os processos formativos. Nós vimos que as ações estão acontecendo além da educação, da sala de aula, porque envolve famílias convocando para as ações de mobilização, principalmente na zona rural”, enfatizou Madalena.

Durante o encontro, duas avaliações sobre o Projeto feitas pelos estudantes, através de um formulário online, tiveram os resultados sistematizados e apresentados ao plenário. Representando os/as estudantes da formação, as jovens Valquiria Silva e Micaeli Silva participaram do Seminário e falaram sobre a alegria de ter participado do Cidade Sustentável. “Queria agradecer aos professores pelas aulas e toda atenção. Antes do Projeto, eu não dava muita atenção para o meio ambiente, mas hoje penso diferente, que temos que cuidar e preservar para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece”, falou Micaeli.

Segundo o conselheiro do CMDCA, Jairo Rubens, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pombos, o Projeto Cidade Sustentável foi o primeiro projeto a funcionar pelo Conselho, que foi fortalecido e que está estruturado. “Essa organização só foi possível graças à equipe da Geração Futuro, a Fundação Itaú Social e o CMDCA que estava organizado e preparado para assumir esse recurso. A gente devolve esse investimento à sociedade. Essa disponibilidade e aproximação pelo trabalho sério da Geração Futuro faz a gente acreditar que estamos fazendo a coisa certa. Nós estamos formando uma geração onde, certamente, no futuro, seremos lembrados por eles, por está promovendo educação”, destacou.

O conselheiro também destacou a importância da entrega de árvores frutíferas, que está sendo realizada através do Projeto. “Isso fortalece a produção da agricultura familiar, que vai fortalecer as associações, que vai virar comida, que vai alimentar. Cada árvore tem um símbolo por trás, um pouquinho da gente dentro delas”, falou. “As escolas também estão aprendendo com esses alunos, de enxergar de forma contextualizada as ações ambientais que estão fora do livro, que estão na própria escola e nas comunidades. Um Projeto bem pensado, que foi disputado nacionalmente, e que por isso trouxe impactos significativos na cidade. Uma experiência que tem inspirado outras cidades, que tem demonstrado interesse em replicar”, finalizou Jairo.

Para a também conselheira do CMDCA, Kássia Lorena, o nome da Geração Futuro é superação. “A Geração Futuro demonstrou a capacidade de superar os desafios e houve resultados. E, o que mais deu certo, foi a articulação e a formação de 160 crianças e adolescentes que poderão contribuir com cidade”, ressaltou Kássia.

Sobre o Projeto

O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promoveu o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE ao se tornarem Agentes de Desenvolvimento Ambientais. O projeto formou 160 crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Foi realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; e Obras e Serviços Públicos.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design