Os/as estudantes da segunda turma do curso em Agente de Desenvolvimento Ambiental, promovido pela Geração Futuro através do Projeto Cidade Sustentável, vivenciaram encontros presenciais, na última semana. Divididos em pequenos grupos, eles/elas debateram sobre relevo e aprenderam sobre plantas nativas e clima, a partir do contexto local e global, como parte do módulo “Semear”, da formação.
Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, os encontros presenciais foram realizados nas comunidades rurais da Vila São José de Dois Leões, Serra do Boeiro, Urubutinga, Boto, São João Novo, Usina Nossa Senhora do Carmo, Cajoca e Oiteiro Formoso. Já os/as estudantes do Projeto residentes na zona urbana se reuniram na Escola Maria das Dores D’Assunção Queiroz, no Loteamento São José.
Segundo o educador social da Geração Futuro, José Emerson, os encontros tiveram como objetivo fazer com que os estudantes pudessem compreender que o processo de reflorestamento e planejamento de uma cidade sustentável precisam estar em sintonia com os aspectos geográficos, considerando o bioma de cada lugar. “Os encontros possibilitaram aos estudantes conhecerem as diferentes representações de climas e relevos dos lugares, além dos aspectos naturais, climáticos, de vegetação e algumas problemáticas gerais relacionadas a cada paisagem, como o uso apropriado da terra para cada atividade humana e o avanço da destruição das paisagens pelo uso inconsequente da terra, como queimadas para a agroindústria, desmatamento e urbanização não planejada”, explicou José Emerson.
Pautada a partir da utilização de mapas, como o mapa mundi, dos biomas do Brasil, dos climas de Pernambuco e dos aspectos socionaturais do município de Pombos/PE, as aulas deram aos estudantes a oportunidade de tomar consciência sobre os aspectos naturais e sociais do lugar onde moram, partindo da percepção de que o lugar está em sintonia com o mundo como um todo.
Uma das participantes do Projeto, a estudante Rakelly Eloiza, de 13 anos, aprovou a aula presencial. “Eu gostei bastante porque pude aprender mais sobre o clima e as plantas características no nosso lugar. Esse contato presencial é bem melhor e a gente acaba interagindo mais e tirando dúvidas de imediato”, disse. “Muito do que foi trazido na aula eu não sabia e agora posso dizer que entendo melhor sobre as questões climáticas de nossa cidade”, completou Rakelly.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes de Desenvolvimento Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; e Obras e Serviços Públicos.
Sobre a Formação
O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é oferecido gratuitamente a estudantes de 9 e a 17 anos, da rede pública de ensino da cidade de Pombos, com carga horária de 160h, distribuídas nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”.
0 Comentários