A semente de esperança para um futuro sustentável e consciente foi plantada por dezenas de crianças e adolescentes do município de Pombos, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A iniciativa do Projeto Cidade Sustentável, promovido pela Geração Futuro, educa o público de escolas da rede pública municipal de ensino para questões ambientais, através da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental. Durante a semana passada, os participantes percorreram áreas da zona urbana e rural do município para realizar o plantio de mudas de espécies nativas da mata Atlântica.
Cerca de 70 mudas, das espécies ipê-branco e rosa, doadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (AMAVISA) através de parceria com a Geração Futuro, foram fincadas em diversas propriedades rurais da cidade de Pombos, na busca pelo enfrentamento às mudanças climáticas. Por conta da pandemia, a atividade, monitorada por educadores sociais, foi realizada em pequenos grupos de estudantes, criados de acordo com a moradia de cada participante.
A coordenadora pedagógica do Projeto, Adriana Freitas, destacou a ação como marco de aprendizado para os adolescentes. “O plantio está sendo um ato pedagógico e político, e essas crianças e adolescentes estão vivenciando na prática o que vem sendo discutido nos encontros remotos do curso”, considerou.
Ainda segundo Adriana, os encontros com estudantes também serviram para debater questões sobre o meio ambiente local e a importância da preservação. “Acredito que estas árvores plantadas irão embelezar e promover vida, sendo um marco do processo do aprendizado e, o mais importante, é ter essas crianças e esses adolescentes como protagonistas da ação transformadora”, acrescentou Adriana.
Luís Davi, de 9 anos, mora na comunidade Vila Camaçari e faz parte da turma de Agentes de Desenvolvimento Ambiental. “Achei a ação muito boa porque sem as árvores nós não teríamos ar e não sobrevivemos. Quero ajudar também plantando outras árvores no sítio do meu avô e na casa da minha tia, e deixo o meu conselho para que as pessoas também plantem árvores, assim como eu estou fazendo, para que nosso território seja todo cheio de árvores e animais”, disse.
Já a estudante Arllana Raniery, de 10 anos, da comunidade Usina Nossa Senhora do Carmo, ressaltou como o Projeto Cidade Sustentável tem impactado a vida dela: “Quando eu entrei nesse Projeto muita coisa mudou, pois eu tenho aprendido que não posso jogar lixo nas ruas e que preciso cuidar das plantas. Isso é bom para a natureza, para o nosso futuro e para as próximas gerações”.
Para a coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, a plantação das mudas representa a realização do que a organização acredita. “Um dos lemas da Geração Futuro sempre foi ‘preparando o futuro, gerindo o presente’, e o plantio de mudas é a prática do que acreditamos porque entendemos que a mudança acontece a partir das pessoas, e que processos de conscientização e mobilização, como essa ação, contribui efetivamente para uma comunidade melhor. Não é apenas o fato de plantar, mas o entendimento que plantar é cuidar, cuidar do meio ambiente e das próximas gerações”, destacou.
O Projeto Cidade Sustentável dialoga com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, como considera Suély: “o Projeto foi pensado e fundamentado para promover os direitos das crianças e dos adolescentes, através da formação de Agentes de Desenvolvimento Ambiental. Esses direitos estão sendo estudados de forma lúdica, fazendo com que este público viva a sua infância, conheçam e se reconheçam como sujeitos de direitos, os organismos de defesa e proteção, bem como tenham acesso à educação, tão prejudicada na pandemia a qual estamos enfrentando”.
Sobre o Projeto
O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente.
Sobre a Formação
O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é oferecido gratuitamente a estudantes de 9 e a 17 anos, da rede pública de ensino da cidade de Pombos, com carga horária de 160h, distribuídas nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”, sendo desenvolvido de forma híbrida.
0 Comentários