A Geração Futuro iniciou, na última quinta-feira (16), o projeto CineGeração. Marcando o início das atividades, uma oficina de Cineclubismo foi ofertada no Cineteatro da Organização, em Lagoa de Itaenga/PE. Facilitada pelo cineasta e cineclubista Marlon Meirelles, a formação apresentou o conceito de cineclube e sua importância para a difusão do cinema e na construção de uma consciência, a partir do contato com o audiovisual.
De acordo com o diretor técnico da Geração Futuro, Henrique Almeida, o projeto CineGeração tem como objetivo criar um movimento de cineclubismo no município de Lagoa de Itaenga, como espaço de acesso à cultura. “Para esclarecer mais sobre esse trabalho de cinema e trazendo uma proposta educativa e formativa de pessoas, reunimos educadores de diferentes idades e pessoas envolvidas nos projetos da Geração Futuro para que possam ser multiplicadores desse conhecimento com essa perspectiva de criar esse movimento de cineclube na cidade”, explicou.
O cineasta Marlom Meirelles destaca o Cineteatro da Geração Futuro em Lagoa de Itaenga como um importante espaço para a Zona da Mata de Pernambuco. “A gente vê que movimentos como esse de um cineclube em Lagoa do Itaenga traz a possibilidade do acesso ao cinema para a Zona da Mata, para uma cidade que não tem sala de cinema comercial e garante um espaço alternativo, que abriga um cineclube. Eu acho que é uma forma de reaproximar a cidade da linguagem do cinema, também do teatro e de outras linguagens artísticas que são trabalhadas nesse espaço”, disse.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
0 Comentários