Uma tela de projeção foi montada na rua, em Lagoa de Itaenga, para exibição de curtas-metragens com a temática ambiental, reunindo mulheres idosas do Projeto Verdeporto, na última terça-feira (7). A exibição faz parte da programação da 11ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, do Circuito Tela Verde, iniciativa da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo a Geração Futuro um dos espaços exibidores.
O objetivo é envolver as pessoas idosas, que são Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no debate e na construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade, por meio da linguagem audiovisual.
As temáticas das produções mostram experiências de todo o Brasil, sobre a redução da degradação da vegetação nativa; prevenção e controle do desmatamento ilegal, dos incêndios florestais e das queimadas; clima e desertificação. A conservação da biodiversidade; uso sustentável da biodiversidade; patrimônio genético e conhecimento tradicional associado. Combate ao lixo no mar; gestão de áreas verdes urbanas; qualidade do ar; qualidade das águas; saneamento básico e resíduos sólidos.
Para o coordenador do Verdeporto, Henrique Almeida, a atividade foi fundamental para a reflexão comunitária: “A temática socioambiental é pauta da agenda global, exatamente pela necessidade de estacionar o aquecimento, repensar formas de consumo, reduzir emissão de carbono. E proporcionar esse momento atrativo e pedagógico com as idosas e também com a comunidade é uma oportunidade de fazer educação ambiental e contribuir de alguma forma pra esse ideal coletivo: de proporcionar qualidade de vida com condições de vida no planeta”, disse.
Os curtas: Filadelphia; Girassol-A resistência dos catadores; O início de um sonho e os episódios I, II e IV de Paraopeba, foram os escolhidos desta primeira exibição. Até maio deste ano, a Geração Futuro realizará outras exibições com programação aberta ao público dos projetos e em geral.
Sobre o Projeto Verdeporto
Tem o objetivo de envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho do Idoso de Lagoa de Itaenga, em parceira com as prefeituras de Lagoa de Itaenga e Ipojuca, e apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Movida Locações, JSL, Suzano, Usiminas, Sonepar, Dimensional, Nortel e Simpress.
Sobre o Circuito Tela Verde
Uma iniciativa da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem por objetivo divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual e, assim, fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade. Essa Mostra reúne vídeos com conteúdo variado na temática socioambiental para que sejam exibidos em todo o território nacional.
0 Comentários