Blog

">

04 set 23

3ª Mostra de Arte Educação “Ouve a Voz da Arte” traz à cena espetáculos teatrais na Zona da Mata de PE

por Nielson Santos

O cenário na Zona da Mata de Pernambuco foi marcado por apresentações teatrais entre os dias 28 e 31 de agosto com a realização da 3ª Mostra de Arte Educação Ouve a Voz da Arte, promovida pela Geração Futuro, nas cidades de Pombos e Lagoa do Itaenga. O evento trouxe à cena quatro espetáculos construídos a partir da autoria e história de vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas dos dois municípios.

Reunindo um grande público nos quatro dias de apresentações, a Mostra proporcionou o fortalecimento da identidade cultural, gerando cenários de cidadania para o desenvolvimento local/territorial. Os grupos teatrais que se apresentaram na Mostra fazem parte de um conjunto de ações promovidas pelos projetos “Cidade Sustentável: Educação e Meio Ambiente”, “Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente” e “Tou Ligado: saúde, educação e sexualidade”, que são desenvolvidos pela Geração Futuro.

O evento teve início na tarde da segunda-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação de Pombos, com a apresentação da peça teatral “Que abacaxi é esse?”, que tem a preservação ambiental como tema central e é encenado pelo grupo de mobilização teatral “Tubira-bá”. O grupo é formado por crianças e adolescentes participantes do Projeto Cidade Sustentável.

Já na terça (29), foi a vez do grupo de teatro “Brincantes do Futuro” subir ao palco com o espetáculo “Quando o rio esqueceu seu nome”, também no auditório da Secretaria de Educação de Pombos. O grupo, que também é formado por crianças e adolescentes participantes do Projeto Cidade Sustentável, trouxe reflexões ambientais em cena, especialmente sobre a poluição dos rios e seus impactos.

As apresentações foram realizadas no auditório da Geração Futuro em Lagoa do Itaenga/PE a partir da quarta (30), com estreia do grupo “Tô Ligades”, formado por adolescentes do Projeto Tou Ligado, com o espetáculo “Experimente Afetos”, que abordou tópicos como gravidez na adolescência, racismo e LGBTfobia, garantindo a arte à serviço do questionamento da realidade em que vivemos.

Fechando com chave de ouro, o grupo “Donarte”, formado por mulheres idosas participantes do Projeto Verdeporto, apresentou a peça “Memórias de Armário”, na quinta (31). A peça teatral foi construída a partir das histórias das 12 mulheres idosas integrantes do grupo. Em cena, elas apresentaram lembranças e experiências já vividas, seja na infância ou na vida adulta, trazendo a reflexão de que ainda há tempo de aprender.

Sobre a Geração Futuro:

A Geração Futuro é uma organização social, fundada em 2005, no município de Pombos/PE, que tem como objetivo desenvolver ações que fomentem o desenvolvimento local/territorial, através da arte para a educação transformadora, influenciando nas políticas públicas. Atua em Pernambuco, especialmente na macrorregião da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife com formação de crianças, adolescentes e pessoas idosas, com articulação e mobilização junto à gestão pública municipal na promoção de ações itinerantes de arte educação e de formação de pessoas para defesa do meio ambiente.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design