Quem somos

A Geração Futuro é uma organização social fundada em 2005 por um grupo de jovens protagonistas do município de Pombos, com atuação em cidades da Zona da Mata de Pernambuco. Esta criação foi motivada pelo propósito e a vontade de fazer a diferença, provocar mudanças, oportunizar a formação para crianças, adolescentes e jovens, contribuir com o projeto de vida das pessoas, fortalecer os espaços de participação, proporcionar oportunidades e desenvolver o sentimento de pertencimento ao território.

Tem como missão desenvolver ações que fomentem o desenvolvimento territorial, através da arte para a educação transformadora, influenciando as políticas públicas na perspectiva da transformação social.

Para que as atividades acontecessem de forma mais sistemática, agregando parceiros, envolvendo outros seguimentos da sociedade, conseguindo efetivar os resultados, potencializando as competências individuais e coletivas, os jovens envolvidos passaram a discutir a necessidade de fundar um empreendimento social que estivesse sendo liderados por jovens que incialmente tiveram a oportunidade de ingressar na faculdade e no mercado de trabalho.

Gera
COMPROMISSO

Na época buscou ressaltar nos seus objetivos um olhar diferenciado, empreendedor e sensível, permitindo eleger como foco da atuação o trabalho na promoção dos direitos da criança e do adolescente, desta forma, as atividades iniciais concentram no fortalecimento do Sistema de “Garantia de Direitos”.  As principais ações foram executadas no município de Pombos, local de origem dos jovens fundadores, onde os resultados não demoraram a surgir. A organização passou a ser chamada pelos parceiros para construção de alianças estratégicas que somassem com trabalhos já desenvolvidos por outras organizações em Pernambuco.

Com o apoio da Fundação Kellogg a Geração Futuro teve condições para ampliar seu trabalho em vários municípios da sua região, promovendo formação de Agente de Desenvolvimento da Arte Cultura. Para consolidar e afirmar a capacidade de organização e intervenção seus sócios e educadores desenvolveram e sistematizaram sua própria metodologia, que permitiu estruturar os processos formativos com foco nas competências nos quais as pessoas atendidas deveriam desenvolver e estimular as pessoas fazerem um profundo olhar sobre si mesmo e depois sobre o sentido de viver e conviver em comunidade.

Metodologia

A metodologia da Geração Futuro presume a condição do sujeito como protagonista da ação transformadora, a partir da busca pessoal de sua identidade, sua relação com a família, escola e sociedade, identificando e buscando soluções para os problemas sociais, num ambiente participativo, dinâmico e lúdico, inspirado na educação popular e na arte-educação transformadora.

Mais adiante, buscou a Geração Futuro já com o currículo institucional fortalecido e com o surgimento de novas oportunidades e parcerias de atuação, ampliar seu escopo e portfólio de trabalho, mantendo sempre como premissa do seu trabalho a formação de crianças, adolescentes e jovens para que se tornassem protagonistas de suas histórias com perfil empreendedor, promovendo ações na perspectiva de gerir o presente, preparando-se para o futuro, dando bases para que houvesse a garantia de direitos, fomentando uma cultura de transformação social por meio da arte e cultura.

Atua nas dimensões do direito à comunicação, desenvolvimento de tecnologias de educomunicação para educação integral, promoção do controle social, atendimento às famílias, promoção de atividades esportivas e recreativas, fomento de atividades para envelhecimento ativo da população idosa. Essas dimensões permitiram a Geração Futuro desenvolver diversos projetos de formação em arte, cultura, meio ambiente, saúde e sexualidade, formação tecnológica com adolescentes e jovens, atendimento direto à população idosa para envelhecimento ativo, realização de seminários e festivais de arte-cultura.

Ao logo de sua existência a Geração Futuro já atendeu diretamente aproximadamente 5.000 mil pessoas e indiretamente aproximadamente 15.000 pessoas. O público que concluiu o processo formativo com a Geração Futuro tem se destacado como lideranças comunitárias, profissionais de excelência no campo da educação integral, da produção artística e cultural, bem como na promoção do envelhecimento ativo, sendo multiplicadores de saberes nos diversos espaços de atuação: escola, universidade, família, igreja, conselhos e no território.

Diretora Geral

Maria Suely

Diretor Técnico

Henrique Almeida

Diretora Administrativo Financeiro

Adriana Freitas

Conselho Fiscal

Fábio Celerino

Flávia Moreira

José Emerson

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design