O Projeto Verdeporto realizou um intercâmbio com as turmas de Agentes de Desenvolvimento Ambiental de Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, nesta segunda-feira (5), em Lagoa de Itaenga. Ao todo, 45 idosas visitaram o escritório da Geração Futuro e vivenciaram uma experiência agroecológica em propriedades rurais de agricultores familiares da ASSIM – Associação dos Produtores Agroecológicos das comunidades de Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos.
“O objetivo é fazer com que as pessoas idosas troquem em conhecimento, vivenciem uma programação no campo que valorize os princípios da agroecologia onde, através dos produtores familiares, testemunhem como é possível produzir alimentos saudáveis, cuidando e protegendo a natureza”, explica é Eudes Nascimento, educador ambiental do projeto.
Durante a visita, o grupo conheceu o manejo de plantas e hortaliças, e o modelo de produção onde não se usa agentes químicos. Em seguida, participaram de uma oficina de beneficiamento da macaxeira, na casa de farinha familiar do Senhor Machado.
Dona Josefa Henrique, integrante do Verdeporto da cidade de Vitória de Santo Antão, relembrou os tempos de infância com o pai. “Me senti muito alegre por poder participar desse momento porque me remete aos tempos de infância, onde meu pai produzia Pé de Moleque, farinha, pissica de farinha mole e outras misturas, colocando a mão na massa”, disse.
Sobre o Projeto:
O Projeto Verdeporto é desenvolvido pela Geração Futuro e tem como objetivo envolver pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental para atuar no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável.
A iniciativa conta com o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.
0 Comentários