Projetos

Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente (2022) – CMDI Lagoa de Itaenga

Projeto ativo

O Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente tem o objetivo de envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento e na arborização da cidade de Lagoa de Itaenga/PE, recuperando áreas degradadas, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Tem o compromisso com mobilizações educativas no território turístico do Complexo de Suape e prevê o reflorestamento de áreas, com o plantio de 10mil mudas de árvores nativas por ano.

É realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos de Lagoa de Itaenga, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Direitos Humanos do município, e apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Suzano e Usiminas.

Projeto Cidade Sustentável: educação para o meio ambiente (2020) – COMDCA Pombos

Projeto ativo Saiba como ajudar

O Projeto busca formar adolescentes da rede pública de educação para tornarem-se Agentes de Desenvolvimento Ambiental. Envolve os/as professores/as e as famílias em um processo permanente de cuidado com as questões ambientais locais. Busca um capital humano que promove ações para evitar o esgotamento dos recursos ambientais, e garantir a permanência de gerações futuras.

O projeto está embasado no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo, os objetivos: 03 – Saúde e Bem-estar; 04 – Educação de Qualidade; 10 – Reduzir a desigualdade; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 14 – Vida na Água; 15 – Vida Terrestre; 17 – Parcerias e meios de implementação, além do Plano Nacional de Educação, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

Projeto Tou ligado: saúde, educação e sexualidade (2019) – COMDCA Lagoa de Itaenga

Projeto ativo

O Projeto Tou Ligado: Saúde, Educação e Sexualidade é uma ação de cunho social, educativo, cultural e político, realizada pela Geração Futuro. Tem a finalidade de contribuir na formação de adolescentes, de 13 a 18 anos (não completos) da rede pública de ensino de Lagoa de Itaenga/PE, acerca da necessidade da prática do sexo seguro e da preservação da saúde enquanto bem comum e individual, tornando-os multiplicadores de informação no que tange os direitos humanos e sexuais.

Projeto O lugar no olhar da criança e do adolescente (2019) – COMDCA Lagoa de Itaenga

Projeto ativo

O Projeto O Lugar no Olhar da Criança e do Adolescente é uma ação de cunho social, comunitário, educativo, cultural e político realizada pela Geração Futuro. Busca fazer compreender como se dão as relações cotidianas de crianças e dos adolescentes de comunidades rurais do município de Lagoa de Itaenga/PE, a partir da metodologia “Quem sou eu? Quem somos nós?” e o desenvolvimento de ações formativas na linguagem audiovisual (fotografia e vídeo), identificando e buscando soluções de violações que atingem esse público. O objetivo é estimular o olhar das crianças e dos adolescentes da comunidade Marreco e Sítios vizinhos em relação ao seu cotidiano, sua cultura, identidade e direitos, por meio da formação em fotografia e audiovisual.

Projeto Sanfona Cultural – ano 2007 a 2012

Com os objetivos de formar jovens em diversas linguagens artísticas culturais, criando uma ambiência de produção cultural e demandando políticas públicas no campo da arte e cultura; contribuir na implementação dos projetos políticos pedagógicos das escolas na perspectiva de valorizar e disseminar tradições da cultura popular e desenvolver atividades formativas proporcionando o fortalecimento institucional dos grupos juvenis de arte, o projeto Sanfona Cultural é o projeto de referência da Geração Futuro. Apoiado pela Fundação Kellogg, Fundação Itaú Social, em parceria com o Conjunto Integrado de Projetos – CIP, Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, Centro de Referência Integral de Adolescente – CRIA e Prefeituras Municipais do Território da Bacia do Goitá, tem atuação nos municípios de Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos. O objetivo geral é de poder constituir um movimento artístico em diversas linguagens culturais para a inclusão de jovens, mestre de saberes e artesãos, na perspectiva do desenvolvimento local.

Em 2009 o projeto tornou-se Ponto de Cultura, implementando as ações do projeto nos municípios de atuação, sendo este o primeiro Ponto de Cultura da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Projeto Juventudes e Sociedade Civil Influenciando as Políticas Públicas – ano 2009 (permanente)

Objetiva o fortalecimento da sociedade civil organizada, promovendo o controle social e monitoramento das políticas públicas. Essa articulação é chamada e reconhecida como Fórum da Sociedade Civil Organizada, sendo este um espaço que vem sendo estruturado por dezesseis instituições sociais, entidades religiosas, sobretudo os jovens.

Projeto Construindo o Saber Descobrindo o Olhar III – Rede Tecendo Direito – ano 2007 a 2008

Continuação da segunda edição do projeto, em parceria com a Rede Tecendo Direitos. O projeto visa ações de intervenção em defesa do direito da criança e do adolescentes em uma rede de instituições sociais.
Através desta articulação a Geração Futuro desenvolveu atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerável, através da formação política pedagógica e módulos desenvolvimento pessoal e social.

Projeto Construindo o Saber Descobrindo o Olhar II – ano 2007 a 2008

Continuação da primeira edição do projeto, trabalhando habilidades artísticas com as crianças e adolescentes por meio dos núcleos de formação na Vila São José e comunidade Dois Leões (Pombos/PE), discutindo temas referentes à arte e cultura, em especial ao mamulengo. Projeto teve apoio do COMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pombos/PE.

Projeto Construindo o Saber, Descobrindo o Olhar I – ano 2006 a 2007

Formação política pedagógica com 50 crianças e adolescentes, a partir das oficinas de arte: teatro, dança, percussão e música. Tem como objetivo desenvolver e ampliar possibilidades existentes no município, estimulando e incentivando a participação da comunidade, tendo a arte e cultura como ferramenta para o desenvolvimento local. Primeiro projeto a ser executado pela  Geração Futuro, apoiado pela Fundação W.K.Kellogg, em parceria do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, GAMR- Grupo de Apoio aos Meninos de Rua e Prefeitura Municipal de Pombos.

Resumo dos projetos da Geração Futuro nos anos de 2006-2020

Nosso maior desafio é apoiar crianças, adolescentes e jovens a crescerem enquanto cidadãos, agregando conhecimentos e valores, movimentando o saber para outros espaços de discussões, com foco no aprimoramento de suas relações e habilidades, na promoção do desenvolvimento local.

© 2021 Geração Futuro |­ Todos os direitos reservados.

KG7 design